O vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Haa’pai, que fica no arquipélago de Tonga, entrou em erupção no último sábado, 15 de janeiro, e causou um tsunami no Oceano Pacífico, que deixou mortos até no Peru e foi sentido até no Alasca.
Moradores ouviram sons de explosões na hora da erupção. Houve interrupção nas linhas telefônicas e de internet, e no fornecimento de energia em toda a Tongatapu, ilha principal do arquipélago, onde fica a capital Nuku’alofa. O governo convocou militares para ajudar.
O corpo de uma mulher britânica, que foi arrastada pelo tsunami, foi encontrado na segunda-feira, 17, e nesta terça-feira, 18, o governo de Tonga confirmou a morte de mais duas pessoas no país. As informações foram fornecidas pelo portal G1.
Países atingidos
As ondas chegaram também à capital da Samoa Americana. Fiji, Japão, Havaí e a costa oeste dos Estados Unidos receberam avisos de tsunami pouco depois da erupção. Na Califórnia, algumas praias foram fechadas por precaução.
Imagens de satélite mostra o estrago causado pelo Hunga Tonga-Hunga Haa’pai, devastando países da América do Sul até o Alasca.