Uma família comprou um animal selvagem crente que estava adquirindo um cachorro de raça. O caso aconteceu em Lima, no Peru, onde Maribel Sotelo não fazia ideia de que estava levando, literalmente, uma raposa para o galinheiro.
O tal “cachorro de raça” era, na verdade, um raposa da espécie andina: com pernas finas, rabo peludo e orelhas grandes – bem parecido com um cachorro. Quando Run Run era ainda filhote, Maribel afirmou que ele não só se assemelhava, como também brincava, com outros cachorros.
“Pensamos que ele era um cachorro de raça pura”, declarou a dona. Contudo, foi quando Run Run começou a crescer e comer animais de outros vizinhos – e a família teve de indenizar as perdas. “Uma mulher nos disse que ele comeu três porquinhos da Índia”.
Maribel pagou uma média de R$ 70 pelo animal. A raposa fugiu de casa e está sendo procurada por agentes locais. Ele deverá ser encaminhado para um zoológico. “O tráfico de animais traz essas consequências, muitas espécies são tiradas de seus pais. Os traficantes matam os pais e vendem os filhotes em mercados informais”, declarou Walter Silva, veterinário do serviço que resgatou Run Run.