A varíola dos macacos vem preocupando cada vez mais a sociedade dos médicos mundo à fora. Com uma crescente nos casos do país, já está sendo traçado o primeiro perfil das pessoas infectadas pelo vírus.
Segundo as informações dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos da doença tem sido mais frequentes em homens com menos de 40 anos, residentes na Europa e que tem relações sexuais com pessoas do mesmo sexo.
Esse é o perfil de uma parte dos pacientes. O surto ainda está se concentrando na Europa, com 81,6% dos 6.027 casos registrados no mundo. Os países do continente europeu que estão mais afetados, são Alemanha, Reino Unido e Espanha.
Conforme outros dados divulgados também pela OMS, 99,5% são homens com idade numa faixa etária média de 37 anos. Desse percentual, 60% dos pacientes contaram a orientação sexual, sendo gays, bissexuais ou que tiveram relação com outro homem.
Na última quarta-feira, 6 de junho, o secretário geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que está preocupado com a crescente rápida de contaminados e irá convocar o comitê de emergência para saber qual é o tamanho da crise.