Com a chegada das férias escolares, surge a oportunidade perfeita para mergulharmos juntos em uma jornada especial: resgatar o verdadeiro significado das palavras “brincar” e “brincadeira”. É tempo de reconectar-nos com a magia que envolve a infância e que, por vezes, pode ser obscurecida por visões pré-concebidas.
Você certamente já disse: “Não se brinca em serviço” ou “está de brincadeira?” ou até “isso é sério, não é brincadeira”. A gente absorveu mesmo estes pré-conceitos na nossa percepção de brincar.
E, com isso, passamos a acreditar que brincar não é coisa importante. Tanto que eu li recentemente nas redes sociais um comentário de uma mãe que dizia: “Eu não pago caro escola para meus filhos brincarem. Escola é lugar sério”.
Desvendando o brincar como uma joia preciosa
Te convido a refletir neste momento de pausa da escola sobre o que chamamos de “brinquedismo estrutural”, um preconceito enraizado que diminui a importância do brincar.
Que tal fazermos este exercício, quando estivermos observando nossos filhos brincarem nas férias? Aqui vão algumas dicas para ajudar:
- Explorar a Diversidade de Atividades: experimente uma variedade de atividades, desde pinturas despretensiosas até construções improvisadas com caixas de papelão. Sem pressão para que apareça algum resultado. Deixe a cobrança para a escola.
- Tempo Desconectado: estabeleça momentos específicos para desconectar dispositivos eletrônicos e encoraje brincadeiras ao ar livre. O contato com a natureza e brincadeiras tradicionais pode reavivar a alegria do brincar em você também.
- Inclua Toda a Família: o brincar não é uma atividade exclusiva para crianças. Participe ativamente das brincadeiras, criando memórias afetuosas em conjunto. Isso não apenas fortalece os laços familiares, mas também demonstra que o brincar é valioso em todas as idades. Vai por mim: você vai se surpreender sorrindo de alegria brincando.
- Promova o Brincar Livre: ofereça tempo para o brincar livre, onde a imaginação é a única guia. Livre-se da ideia de que cada momento deve ser estruturado. Deixe que suas crianças conduzam a brincadeira e surpreendam você com sua inventividade.
Depois disso, quando nos encontrarmos de novo em janeiro – já quase na volta às aulas vou te convidar a repensar o valor que atribuímos ao brincar. Como palavras como “brincar” e “brincadeira” ressoam em nossas vidas diárias? Como seus filhos mudaram, cresceram, riram, viveram ao brincar nas férias?
Podemos desafiar as noções pré-concebidas e abraçar a verdadeira essência do brincar? Será que esta importante ferramenta de desenvolvimento dos nossos filhos não pode acompanhá-los inclusive na escola?
Bora criar um verão cheio de risos, descobertas e memórias preciosas. Vamos resgatar o encanto do brincar e, juntos, redefinir o significado dessas palavras tão importantes na vida de nossos pequenos. Que estas férias sejam repletas de momentos de alegria, brincadeiras e conexões familiares duradouras.