O verão está aí para a alegria das famílias! Locais agradáveis como cubes, casas de campo e de praia, costumam ser escolhidos para momentos de lazer e diversão. No entanto, os pais devem estar atentos às possíveis queimaduras, que costumam ser comuns nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
Para diminuir o risco, nada melhor do que a prevenção. Sabe-se que, além das queimaduras, a exposição prolongada à luz solar pode trazer problemas dermatológicos futuros, especialmente nos casos de pele muito clara e sensível.
Manchas
Passei protetor solar FPS 60 na minha filha e, ainda na praia, vi uma mancha escura nas costas dela. Já faz mais de uma semana e ainda não
saiu. Pode ser algo perigoso?
Dani Motta, mãe de Anitta
As manchas escuras podem estar relacionadas ao contato da luz solar com componentes das frutas cítricas, como limão e laranja. Normalmente, a pele fica mais escura e avermelhada, pois a queimadura pode ser de forte intensidade. Os pais costumam associar à marca do maiô, mas na verdade é do contato com a fruta.
Proteção
Minha bebê tem quatro meses e é muito clarinha. Qualquer coisa a pele já irrita. Quais cuidados devo tomar? Que tipo de protetor usar?
Rosana Samy, mãe de Sarah
Recomendo que os pais exponham a pele dos seus filhos à luz solar antes das 10h ou depois das 16h, dependendo da temperatura e da época do ano. Recomendo o uso de protetores infantis, mais neutros e menos perfumados, com FPS 30 ou mais. É importante aplicar na pele a cada 2 ou 3 horas e depois de entrar na água.
Cuidado Geral
Além do filtro solar e roupas com proteção UV, existe algo a mais que devo me atentar durante a exposição ao sol do meu filho de 3 anos, que tem dermatite atópica?
Ana Boss, mãe de Arthur
Tanto o filtro solar, quanto as roupas com proteção UV são de grande utilidade. Mas os pais devem ficar atentos a queimaduras em algumas áreas expostas. Para isto, os chapéus de aba larga ajudam muito. Com relação às crianças com dermatite de contato, recomendo que os pais usem produtos orgânicos ou hipoalergênicos, vendidos em lojas especializadas.
Passou do ponto
Meu filho tem 3 anos e 10 meses e gostaria de saber o que devemos usar se houver queimadura de sol e a pele estiver bem vermelha e ardendo?
Janaína Florio, mãe de Luca
Nos casos de queimaduras mais leves devem ser feitas compressas com água fria. Além disto, podem ser utilizados o óleo mineral ou a vaselina líquida para hidratar. Outros produtos, como a pasta d’agua, podem ser utilizados, mas sob orientação médica. Na dúvida, passe o protetor solar em quantidades generosas a cada 2 ou 3 horas.
Leia também:
Por que os recém-nascidos precisam de banho de sol?