Um dia Giovana, de 8 anos, chegou da escola com uma lição de matemática bem complexa. A mãe, Daniela, tentou ajudar a filha a resolver a equação, mas não conseguiu. Pegou o celular e mandou para o grupo do Whatsapp onde estão todas as mães da classe da filha. Descobriu que a maioria estava com o mesmo problema.
No dia seguinte, bilhetinho na agenda para a professora, reclamando sobre isso. Assim estão as mães de alunos do século XXI,a tecnologia resolveu o problema aproximando-as. “No grupo do Whatsapp combinamos programas para as férias, conversamos sobre festas de aniversário, dúvidas de lição de casa. Hoje nos comunicamos muito mais”, conta Daniela, que também é mãe de Gustavo, de 4 anos.
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Ipad para o bem
Na casa da advogada Gabriela, mãe de Isabelli, 4 anos, e Raphael, 6 anos, o iPad está totalmente presente no cotidiano dos filhos, principalmente quando é para ajudar no aprendizado. “Na escola, o Raphael estava aprendendo sobre dinossauros. Então, baixei um aplicativo para vermos e pesquisarmos juntos em casa”, diz. Tecnologia é bom demais!

Sala de aula
Sandra, mãe de Lucas, de 9 anos, professora de inglês em escola bilíngue, percebe que o aluno de hoje demanda muito mais do professor do que o de antigamente. “Antes o que o professor falava e o que líamos nos livros era lei”, lembra. “Hoje o aluno pergunta muito mais, é muito mais curioso, e tem mais liberdade de questionar. Isso ajuda muito na dinâmica da sala de aula.”
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Na escola de Lucas, o iPad pode ser levado para a sala de aula para algumas atividades, avisadas com antecedência pelo professor. Para ela, a escola evolui aos poucos, pois sofre muita influência da visão mais tradicional dos pais.
A gente sabe que muitos pais ficam preocupados que seus filhos só pensam em ficar com o iPad direto na cara o dia inteiro. E devem se preocupar mesmo. Não está completamente errado.
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O uso precisa ser controlado, já que a diversidade de formatos de conteúdos é a melhor opção para que a criança absorva informações relevantes que aprende por aí. O importante é medir a frequência. Como em sala de aula, atividades desse tipo devem ser intercaladas com uma aula ao ar livre, por exemplo.