Hoje, graças ao avanço da tecnologia e pesquisas da Neurociência, temos acesso a resultados de pesquisas que trazem informações valiosas sobre que momentos, atitudes, falas ou posturas marcam a infância e adolescência de nossos filhos.
Algumas das descobertas trazem a confirmação de suspeitas que já existiam. Outras surpreendem e colocam luz em situações que podemos passar a olhar com maior cuidado. Como exemplo do quanto esses estudos têm potencial para nos ajudar a fazer as melhores escolhas, quando o assunto é educação dos filhos, um resultado que chega a ser emocionante: mesmo depois de adultos, os filhos lembram de momentos em que os pais os fizeram sentir-se seguros.
E mais impactante ainda, essa outra descoberta: fica também na memória de um filho a forma como os responsáveis, pai e mãe, pais ou mães, tratam um ao outro. Os pais, cuidadores ou adultos responsáveis são o modelo que o filho leva na mente sobre relacionamentos pessoais. Eis o porquê vale cada segundo de esforço para manter uma relação de respeito e carinho, mesmo quando os pais não vivem como casal. Ou, se vivem, que seja em uma relação harmônica e de companheirismo.
Além dessas memórias, vão para muito além da infância ou adolescência as palavras de incentivo e afirmação que seu filho ouve de você. Infelizmente, porém, na mesma medida, críticas à personalidade e rótulos ouvidos ao longo da convivência em família ficam armazenados e vêm à tona em diversos momentos da verdade que eles enfrentarão.
O que as pessoas trouxeram sobre fatores que geram memórias positivas para a vida toda foi descrito a partir de 5 elementos. O primeiro deles é a sensação de encanto ou deslumbramento. Fazer novas descobertas junto com seu filho. Admirar o pôr do sol, uma manhã de neblina.
O segundo tem relação com momentos em que juntamos experiências e conhecimentos anteriores para fazer uma descoberta. Quanto mais oportunidades para explorar o mundo real, sem interferência de telas, mais insights seu filho terá.
Outro fator que gera memórias para a vida toda é a sensação de orgulho por ter vencido um desafio ou obstáculo. Seu filho/a vai experimentar mais vezes esse sentimento, quanto mais estímulos tiver para enxergar a casa, a escola, a natureza como espaços seguros para construção de novas habilidades.
O quarto elemento é a conexão com os adultos responsáveis e familiares mais próximos. Aquele vínculo que é construído a partir do respeito, dos limites e regras que precisam ser parte do dia a dia.
E, finalmente, para fechar a série de cinco fatores que geram memórias para a vida toda, vêm as tradições criadas e mantidas em família. Aquele almoço de domingo em família. As celebrações em datas especiais. O momento ideal para construir essas memórias: hoje!