Nessa quinta-feira, dia 2 de março, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a primeira vacina contra a dengue com eficácia do imunizante de 80,2% durante os 12 meses seguintes à aplicação. Pessoas que ainda não tiveram a doença também poderão tomá-la.
A agência de vigilância sanitária informou, em comunicado, que a vacina Qdenga, da empresa Takeda Pharma Ltda., é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da dengue, conferindo uma ampla proteção contra a doença. A vacina está destinada à pessoas de 4 a 60 anos de idade.
A aplicação, que será em duas doses, com intervalo de três meses entre elas, foi testada em larga escala em países endêmicos à doença. Ainda de acordo com o comunicado, a vacina Qdenga também foi avaliada pela agência sanitária européia (EMA), tendo recebido uma recomendação positiva no âmbito do programa “EU Medicines for all”, um mecanismo que permite a avaliação de medicamentos que se destinam a ser utilizados em países de baixa e média renda fora da União Europeia (UE).
A concessão do registro pela Anvisa permite a comercialização do produto no Brasil. Porém, não há previsão de quando a imunizante estará disponível no mercado, nem se ele será incorporado ao calendário de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde). Antes, deverá passar por uma avaliação de custo-efetividade feita pelo Ministério da Saúde.