Um estudo publicado pela Scientific Reports provou que os gatos, de fato, ignoram os donos. Se você achava que isso podia ser coisa da sua cabeça, pode esquecer! Os pesquisadores explicaram que os pets conseguem diferenciar os próprios nomes de outros sons.
Que os felinos são independentes a gente já sabe, mas por essa ninguém esperava. Os experimentos foram realizados em uma casa onde os donos estavam no local, mas não eram vistos pelos seus gatos. A partir disso, os pesquisadores usaram palavras parecidas, com a mesma quantidade de sílabas, e pediram para os donos e um estranho gravarem a própria voz.
Os áudios eram tocados em um intervalo de 15 segundos e o nome do gato era falado na sequência. Mesmo que não fosse a voz do dono, os felinos acabavam reagindo de alguma maneira, como mexendo as orelhas ou movimentando a cabeça.
O resultado mostrou que, na verdade, os gatos conseguem sim entender o que os donos querem dizer, mas eles preferem “ignorar” a situação. A partir disso, os estudiosos conseguiram provar que os felinos compreendem a verbalização humana.