Parece brincadeira, mas é bem sério. Pais que não mantém a cartela de vacinação das crianças em dia podem ser multados e até mesmo perder a guarda dos filhos, no caso do Rio Grande do Sul. Um vídeo divulgado pelo Ministério Público RS em combate a repercussão de fake news a respeito do risco da vacina, relembrou a importância da imunização e levantou o tema como um alerta.
“A vacinação é importante não só pela saúde individual da criança, mas também pela saúde coletiva das demais com quem a não vacinada pode conviver”, explicou Inglacir Delavedova, promotora de Justiça da Infância e Juventude, em entrevista ao G1.
Por isso, será estabelecido um prazo para que toda a família tome a vacina. Caso isso não aconteça, medidas judiciais de busca e apreensão da criança serão realizadas. Os pais também serão avaliados por negligência. Ou seja, se seu filho ainda não tomou as vacinas, fique atento às datas.
Confira o vídeo abaixo:
Como acompanhar o calendário de vacinas
Sabemos o quanto é difícil para uma mãe de primeira viagem acompanhar o calendário de vacinas do seu bebê. Por isso, fizemos um calendário das vacinas que seu filho precisa tomar nos primeiros meses de vida. Isso vai te ajudar a não perder os prazos – são muitas vacinas e doses em idades distintas -, a ficar atenta às campanhas de vacinação que o Ministério da Saúde realiza periodicamente, e acompanhar o calendário vacinal, que vez ou outra, inclui novas formas de imunização.
Baixe aqui o calendário de vacinas da Pais&Filhos.
Leia também:
Vacinação infantil tem menor índice dos últimos 16 anos. Mas você sabe o porquê?
Entenda porque a vacina é a maior arma contra a gripe
Não sabe como acompanhar o calendário de vacinas? A gente te ajuda