Famosa pelo alto teor de carboidratos, principalmente na forma de amido, a mandioca se tornou uma das plantas mais conhecidas e consumidas no mundo, não à toa, ocupando, atualmente, a sexta posição em importância de cultivo no mundo, atrás de trigo, arroz, milho, batata e cevada.
São mais de 4 mil anos de cultivo desse vegetal, originário da América do Sul, tanto para a alimentação humana quanto de animais, devido aos benefícios que ele agrega: como fonte de energia, melhora da saúde óssea e digestiva.

A mandioca também é rica em fibras, minerais e vitaminas, como a vitamina C, o que contribui com ação antioxidante e colabora no metabolismo de aminoácidos e colesterol.
Esse alimento, também conhecido em outras regiões do Brasil como macaxeira, aipim e maniva, pode ser encontrado na forma mandioca doce ou mandioca brava, esta segunda requer um cuidado maior no manuseio e consumo, devido a componentes tóxicos. Porém, com essa atenção, a mandioca se torna um importante alimento, podendo ser apresentada na forma cozida, frita, assada, purê, farinha, sopas, doces e muito mais.
De olho na composição
- Mantendo a dieta: a mandioca apresenta um baixo teor de gordura.
- Vitaminada: essa planta também oferece vitaminas do complexo B.
- Só nos minerais: cálcio, fósforo e potássio estão presentes na mandioca.