Os amigos e parentes dos pais adoram reparar se o bebê recém-nascido é cabeludo ou tem a cabeça mais lisinha. Você sabia, no entanto, que esses fios não são cabelos? De acordo com o pediatra Jorge Huberman, filho de Rachel e David, são pelos.
Leia mais:
Por que algumas pessoas têm o cabelo mais claro na infância?
O que você precisa saber para um corte de cabelo sem trauma
Saiba como deixar o momento de cortar o cabelo do bebê mais tranquilo
A estrutura desses fios é parecida com o pelo do braço de um adulto. “Serve para manter o bebê aquecido já que a cabeça é o maior órgão do corpo e o que mais dispersa calor”, explica o pediatra, que também neonatologista do Hospital Albert Einstein. Essa penugem, inclusive, é um sinal de proteção. É por isso que os bebês prematuros costumam ter mais pelos pelo corpo todo.
Depois do nascimento, é comum que esses fios caiam. Isso porque os bebês não estão mais recebendo hormônios da mãe pelo cordão umbilical. Não existe idade exata para os pelos da cabeça do bebê começarem a cair, mas, geralmente, isso pode ocorrer por volta dos primeiros dias ou até os três meses de vida.
Debaixo dos caracóis dos seus cabelos
Como cuidar e evitar doenças da cabeça dos bebês
Durante o processo, o indicado é que as mães não forcem a queda, como passar muito a mão ou a escova para cair mais rápido, e não usem shampoo para lavagem. “Até o bebê completar seis meses, o ideal é que se use na cabeça o mesmo sabonete do corpo”, recomenda o pediatra.
O cabelo também pode cair de forma desigual e apresentar falhas. Isso pode ocorrer quando o bebê costuma dormir com a cabeça apoiada apenas de um lado, por exemplo. “É completamente normal, mas se os pais quiserem incentivar os pelos a caírem por igual, eles podem ir ajeitando o bebê no berço. Isso quando eles estiverem dormindo e, claro, se sentirem confortáveis”, comenta o especialista.
Depois que toda a penugem cai, começa a nascer o cabelo de verdade. Isso pode ocorrer dos seis meses até um ano e meio de idade. É nesta fase que o cabelo do bebê começa a ganhar características parecidas com as dos pais.
A única preocupação relacionada à queda é quando o cabelo cai por muito tempo. “Se o cabelo continuar caindo depois dos dois anos, pode ser um sinal de falta de vitaminas ou de alimentação incorreta”, explica o pediatra.