
Nesta quarta-feira, 29 de abril, João Doria, Bruno Covas e David Uip realizaram uma coletiva no início da tarde e explicaram as novas medidas preventivas para o coronavírus em São Paulo. Sobre a taxa de isolamento do dia 28 de abril, o governador fez um alerta por o número de 48% ser baixo: “Não é bom”.
A principal orientação foi a de que haverá o uso obrigatório de máscaras, a partir do dia 4 de maio, em transportes públicos, empresas privadas e públicas, companhias de táxi e ainda transportes por aplicativos. Dória afirmou ainda que para as pessoas que estiveram circulando sem proteção, haverá uma advertência verbal, “mas acredito que todos irão respeitar e isso não será feito. Reclamar do incomodo de usar máscara é um incomodo pequeno, que vai dificultar a propagação do vírus”.

Na sexta-feira, 1 de maio, será inaugurado o novo hospital de campanha, no Ibirapuera. Ao todo, são 2.668 leitos nos três centros médicos da cidade. Foi anunciado ainda que 3 mil respiradores foram adquiridos da China e 500 deles chegarão até o final de semana, sendo disponibilizados à população.
Sobre o auxílio emergencial, as pessoas poderão ligar no número 156 para receber ajuda no acesso do aplicativo. Para a regulação de algum dado no aplicativo, há necessidade de agendar um horário nos nove Cats disponíveis na cidade, para que não hajam aglomerações. A atualização do número de casos deve sair as 15 horas, por escrito, mas até o momento são 1.786 pacientes em UTI e 1.917 em enfermarias.