Uma idosa está há quase 1 ano sem sair de casa após o vizinho demolir a escada que dá acesso ao imóvel. A moradora, por causa disso, não pôde votar para prefeito em 2020, nem tomar a vacina contra a covid-19. O caso aconteceu na Bahia, foi julgado em Janeiro e segue sem resolução.
A mãe da Eneide Bahia de Souza contou que acessa a casa da mãe por uma escada de metal – contudo, a idade não permite que a idosa utilize o mesmo recurso para sair de casa. O vizinho da casa conta que ela faz parte de uma construção irregular e que, por causa disso, ele mesmo demoliu a escada.
Tâmara Bahia mora com a mãe, e contou ao G1 que a manobra com a escada é perigosa. “Para descer essa escada é um pouco difícil. Eu arrisco minha vida todos os dias”, desabafou.
O terreno onde a escada ficava localizada é cenário de uma briga judicial que já dura anos. O pai da idosa e Sergio Luiz Alves Santiago disputavam um beco que dá acesso à escada em questão e à casa que fica embaixo do lar de Eneide. Sergio ganhou a disputa no passado, mas alega que a família fez a construção da moradia irregularmente enquanto ele e a família estavam fora de casa. Por causa disso, derrubou com as próprias mãos a escada.
Outros familiares de Eneide chegaram a prestar queixa contra a ação outras vezes. A Justiça determinou a reconstrução da escada logo depois da demolição, mas a casa da idosa segue sem acesso à entrada da frente – depois que a decisão foi derrubada por uma liminar.