Ainda que, no início, você não soubesse nada sobre recém-nascidos, conforme você e seu filho vão passando os dias juntos, já dá para saber a diferença entre os choros de fome e os de cansaço, a maneira como ele prefere ser colocado para arrotar, entre outras coisas. Mas as dúvidas, ah, as dúvidas, sempre estão lá, tirando nosso sossego e fazendo a gente se sentir insegura. Para te ajudar, listamos 8 itens que provam que está tudo bem com o seu filho.
1. Seu filho frequentemente se acalma com seu toque e o som da sua voz
Isso prova que: ele está se desenvolvendo emocionalmente.
Recém-nascidos choram. Muito. Infelizmente, apenas conversar não vai fazer com que ele pare de chorar. Entretanto, sua voz era a trilha sonora dele enquanto ele estava na sua barriga, então é algo que realmente chamará a atenção dele. Quando o bebê se acalma na sua presença, é o primeiro passo para estabelecer um bom relacionamento com você e um sinal claro de que ele é está desenvolvendo seu emocional.
2. Você troca as fraldas de 8 a 10 vezes por dia e seu filho continua ganhando peso.
Isso prova que: ele está tomando a quantidade suficiente de leite e crescendo em uma proporção saudável, ainda que a quantidade de leite que ele tome seja variada.
É importante comparecer a todas as consultas pediátricas após o nascimento do seu filho, para que o pediatra possa avaliar o quanto seu filho está crescendo. Um sinal de que está tudo bem são as fraldas molhadas. Acredite nesses indicadores ao invés de ficar preocupada com a quantidade do que ele ingere. Bebês não costumam comer a mesma quantidade todos os dias, o importante é ficar de olho no ganho de peso.
3. Por pelo menos alguns breves momentos do dia, seu filho fica quieto e atento
Isso prova que: ele está observando o mundo e começando a aprender.
As primeiras semanas serão marcadas por mamadas (mais ou menos a cada 2 horas), dormidas (aproximadamente 16 horas ao dia, mas não seguidas) e no meio de tudo isso tem muito choro. O seu filho vai começar a passar mais tempo acordado quando estiver com mais ou menos 1 mês de vida, período em que ele ganhará mais controle dos músculos oculares e conseguirá se concentrar em algo (você, principalmente). Nesse momento você terá a noção de que tem uma esponjinha nas suas mãos. Quando ele estiver quieto e alerta, estará observando e absorvendo tudo a sua volta, processando todas essas informações novas.
4. Seu filho presta atenção em novos sons e se acalma quando ouve música
Isso prova que: a audição dele continua se desenvolvendo e ele está usando o cérebro para discernir sons.
Bebês são capazes de ouvir desde o nascimento, mas leva algumas semanas para que eles consigam filtrar os sons. Com o tempo, alguns sons se tornam mais interessantes do que outros. A música, por exemplo, vai chamar a atenção do seu filho, seja de um brinquedo ou do rádio. Uma vez que você o ver reagindo à música procurando de onde ela vem, você saberá que seus ouvidos estão saudáveis e ele está curioso a respeito do que está ouvindo.
5. Você o pega observando padrões, cores e movimento
Isso prova que: a visão do seu filho está ficando aprimorada.
Você pode até não imaginar, mas quando seu filho está encarando o ventilador em movimento, isso é um sinal de progresso. Bebês nascem com uma capacidade de enxergar apenas 20% da capacidade total e eles só conseguem visualizar apenas entre 8 a 12 polegadas de distância. Próximo aos 2 meses de idade, seu filho começa a enxergar padrões, cores brilhantes e objetos que rodam, como ventiladores e móbiles.
6. Seu filho faz contato visual, sorri para ter atenção e dá risadinhas para as pessoas
Isso prova que: ele está se tornando uma pessoa sociável e feliz.
Entre 2 e 4 meses de idade, seu filho está aprendendo a se conectar com você e está adquirindo mais consciência do ambiente ao seu redor. Em certo nível, ele entende que pessoas interagem mais com ele quando se esforça. Quando ele está com 5 meses, sorrir quando alguém sorri para ele torna-se praticamente um reflexo. Esses comportamentos sociais são importantes indicadores de desenvolvimento da linguagem. Quando o seu filho faz sons com a boca, está testando as cordas vocais e logo deverá começar a falar.
7. Seu filho começa a suportar o próprio peso corporal
Isso prova que: os pequenos músculos dele estão ficando cada dia mais fortes.
Muitos bebês conseguem sustentar a cabeça com 1 mês de idade. Já com 3 meses, eles normalmente o fazem com grande habilidade. Se o seu filho consegue sustentar a cabeça ou mudar de posição no seu colo, ele está flexionando seus músculos. Pequenos exercícios diários, como flexionar os pés até a barriga, ajudam o seu filho a se desenvolver mais rápido, o que facilitará na hora de começar a engatinhar.
8. Seu filho começa a chorar menos e dormir mais
Isso prova que: o sistema nervoso dele está amadurecendo.
Alguns bebês chegam nesse estágio rapidamente e as mães podem dormir mais à noite, outros só alcançam esse estágio depois dos 4 meses de vida. Se o seu filho já passou dessa idade, tente fazer com que a rotina dele seja mais apertada. Então será a sua vez de dizer para si mesma: “meu bebê está ótimo”.
Tradução de matéria da Parents