Não é nenhum segredo que os filhos muitas vezes se comportam mal e, quando são repreendidos, nem sempre escutam. Você pode dizer a mesma coisa várias e várias vezes e com frequência vem aquela sensação de que é necessário levantar a voz para que eles finalmente te escutem e te levem a sério. Uma coach de parentalidade, no entanto, decidiu fazer um vídeo no TikTok para explicar que nem sempre é assim.
No vídeo, Tia Slightham explica porque ela acha que as crianças só escutam quando você grita, além de trazer dicas para te ajudar a mudar esse tipo de comportamento. Para ela, tudo tem a ver com estabelecer limites consistentes com seus filhos.
“Você quer saber por que seus filhos não te escutam até que você finalmente gritar e perder a paciência?”, pergunta ela no início do vídeo. “Isso acontece porque você define esse limite. Agora, não estou apontando o dedo para você e não estou culpando você, mas as crianças farão o que funciona porque nascem com a necessidade de ultrapassar os limites até que os limites sejam encontrados”, continua ela, explicando.
“Se você pede gentilmente, você dá lembretes, você resmunga e finalmente grita, eles aprendem que não precisam ouvir quando você pede pela primeira vez, nem quando você está resmungando ou lembrando o número de vezes que pediu a mesma coisa. Ela ouvem quando um limite é definido e esse limite é definido quando você grita”, defende ela.
11º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Sua Realidade
Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!
Mas, afinal, como impedir que isso aconteça?
Tia diz que você deve estabelecer limites concretos, claros e consistentes para que seus filhos saibam com antecedência o que você precisa que eles façam. “Também precisamos melhorar a maneira como você grita. Mudar a forma como é pai para mudar o comportamento do seu filho”, explicou ela, na rede social pessoal.
O vídeo com as dicas fez sucesso e recebeu mais de 391 mil curtidas. Nos comentários, diversos pais expressaram as opiniões sobre o que ela disse e muitos aproveitaram para agradecê-la pelas dicas. “Amei as dicas!”, escreveu uma seguidora. “Vou testar, estou tão cansada de gritar..”, pontuou outra. “Sim! Eu falo isso pras pessoas o tempo todo, mas elas não me escutam”, contou uma terceira.